sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Plataforma de Petróleo entre Camamu e Salvador


De Camamu a Salvador.

A ultima perna do Cruzeiro Costa Leste vem com a sensação de desafio cumprido, um certo bem estar por ter chegado, mas uma certa nostalgia por estar acabando o cruzeiro e muitos dos amigos que vieram em seus veleiros não vão continuar a viagem rumo Norte até Noronha.
Os dois amigos e tripulantes que estavam no Tuareg, também desembarcaram em Camamu, assim viemos apenas em dois a bordo, mas muito tranqüilos em uma velejada de traves com vento fraco de 10 nos vindo de S SW e um mar um pouco mais alto com ondas de 3 a 3,5 metros com intervalos de 8 a 10m seg. Esta perna foi marcada também por muitos PIRAJAS, que são pequenas tempestades isoladas como se fossem "Trombas dágua", que passam com chuva e ventos que podem chegar a 40 nos. A passagem dos pirajas duram cerca de 40 minutos em media mas trazem muita movimentação no barco e velas as quais são rizadas ou enroladas para estabilizar o barco.
Chegamos no Terminal Náutico da Bahia (TNB), as 14:30hs , e fomos logo tomar banho com direito a chuveiro quente e tudo. ( já fazia tempo que não víamos chuveiro quente, praticamente dês de Vitória)
O terminal fica bem embaixo do elevador Lacerda, e logo na primeira noite em salvador juntamos um grupo para subir ao Pelourinho e tomar, como na tradição náutica, um CRAVINHO. Nos espantou tamanho abandono da cidade (PT), são muitos os casos de assalto e uma enorme quantidade de pedintes e ambulantes que vendem de tudo até mercadorias roubadas, não se consegue dar um único passo sem ser molestado por alguém.
Permanecemos dois dias no TNB e fomos velejando para Aratu, outro iate clube mais para dentro na Baia de Todos os Santos, mas com mais estrutura para receber os barcos. Dia 20/08/2008 foi realizada a festa de encerramento do Cruzeiro Costa Leste no Aratu Iate Clube, com direito a apresentações artística jantar, bebidas e musica ao vivo até a madrugada.

Um comentário:

Carlos e Gisele disse...

Olá comandante
Perdemos os pirajás e as ondas de 3 metros.....
deve ter sido pauleira, mas emocionante.
òtimas pernadas ao tuareg e tripulação
bons ventos
abraços
Gi e Carlão