segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Saida em Flotinha de Santo André para Ilheus


De Santo André a Ilheus.

Partimos em flotilha de 10 barcos com vento de 8 nós, em uma orça bem forçada que impedia abrir a genoa. Após passar pelos corais de fora, arribamos para o rumo 5 com ventos de E NE (ondulações de 1 metro intervalos de 5 seg.) que nos permitiu levantar todo o pano e fazer uma navegação mista com vela e motor para manter uma média de 6 nós de velocidade. O percurso de 106 milhas náuticas foram percorridos em 16:30 hs.
A aterragem no porto de Ilhéus é tranqüila sem obstáculos e podemos facilmente jogar ferro no fundeadouro em frente ao Ilhéus Iate Clube. Uma embarcação de madeira do tipo “cocoroca” faz o translado para os veleiros dia e noite o que facilita a mobilização da tripulação.
As dependências do Iate eram boas com piscina, banho quente, sauna e como não podia faltar um belo restaurante e Boteco para servir os velejadores sedentos vindos do mar.
A cidade e meio vazia e mau cuidada mas tem algumas peculiaridades como a rua e a casa do Jorge Amado. Visitamos o bar “Vesúvio” sentei ao lado de Jorge mas o danado não me falou onde estava a passagem para o Bataclam, pena não foi desta vez.
Nossa estadia em Ilhéus foi pequena e logo decidimos partir na madrugada do dia 12/08/2008 as 4:00 hs para Camamú mais ao norte.

Nenhum comentário: