sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A tripulação no Farol de Abrolhos



Saìmos de Vitória as 11:45 hs PM do dia 4/08/2008, esperando a chegada dos ventos do quadrante S, SE. Motoramos por 1:30 hs e já abrimos a genoa, mar um pouco mechido com ondas de 1,5 a 2,0 m.
O cardapio desta etapa foi rocambole de carne moida com palmito e queijo, muito pratico porque se pode comer frio.
O vento aumentou e rondou para S, logo estavamos em "asa de pombo" com a genoa 1 e 2 e mais o pau de spin. Assim foi mossa velejada com velocidade entre 7 e 8 nos vindo a rondar o vento novamente as 0:00 hs do dia seguinte para o quadrante E. Sibimos a vela grande e descemos a genoa2 e sem comprometer a velocidade velejamos até as 4:00 hs quando o vento ronda novamente para o quadrante NE fazendo nosso queroido serviçal o SEVERINO perder o leme e o barco aquartelou enroscando a genoa no stay de trivela e na driça da genaker. Depois de 45 min. de briga ardua entre os tres tripulantes contra o barco, mar, vento, vela, cabos e ondas, vencemos a batalha e conseguimos enrrolar a vela um pouco avariada. Motoramos por fim até as 11:30 hs quando chegamos no ancoradouro Sul de Abrolhos.
Desembarcamos na Ilha de Santa Bárbara, Arquipélago de Abrolhos, para conhecer o farol. A Marinha do Brasil, por meio de uma base da DHN, mantém a sinalização e a ordem nesta pequena parte do continente. O Cruzeiro Costa Leste detém de uma organização capaz de minimizar a burocracia de desembarque e fundeio no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. A Ilha Siriba é a única do parque em que pode haver o desembarque, lá existe uma grande quantidade de peixes coloridos, corais e caramujos, além de inúmeros pássaros como Atobás e Fragatas. Preservados do contato humano, as espécies marinhas são menos ariscos e permitem uma aproximação maior.
Na água, Abrolhos também surpreende, peixes de muitas cores e tamanhos estão por todas as partes e mais tartarugas golfinhos arraias e até tubarão do tipo limão. As baleias Jubarte nos meses entre julho e novembro, deixam a Antártica na busca de águas mais quentes para reproduzirem, e São mais de 3.000 indivíduos. Observado do topo da Ilha, da para ver ao redor de todo o arquipélago centenas de burrifos da respiração das baleias.
Todos os dias passados em Abrolhos, foram de maravilhosas investidas nas ilhas e mergulhos deslumbrantes, e para coroar nossa estadia foi feito um churrasco do CCL junto com o pessoal da ilha, regado de picanhas e até dois bodes selvagens pegos na ilha Santa Bárbara e cedido para nos.

Nenhum comentário: