sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Ilha Redonda


Tirada do cruzeiro foto do canal até a ilha Redonda

Farol de Abrolhos


Vista do farol e da base da Marinha do Brasil voltada para o ancoradouro Norte da ilha.

Churrasco


Churrasco feito em Abrolhos com a permição da Marinha do Brasil.

Por do sol em Abrolhos


Foto tirada da ilha Siriba

As Fragatas


As Fragatas nidificam na ilha Redonda e sobrevoam na busca de roubar o peixe quando os atobas alimentam suas crias

Alimentação


A mãe não esta comendo o filhote e sim alimentando. rsrsrs

Os Atobás


A mãe atobá com seu filhote na Ilha Siriba onde tem uma colonia enorme que nidificam alí.

A flotilha


Toda a flotilha reunida no ancoradouro Sul.

Vista panorâmica


Ilha de Santa Barbara vista a partir do farol de Abrolhos

Vista ancoradouro Norte


Primeiros passos em Abrolhos


Aqui marcamos nossas pegadas nas areias de Abrolhos

Abrolhos


As primeiras imagens que tivemos do Arquipelogo de Abrolhos

Na madrugada


A paz enfim retorna a bordo depois da difícil luta contra a vela.

Asa de Pombo



Formação de "asa de pombo"

A tripulação no Farol de Abrolhos



Saìmos de Vitória as 11:45 hs PM do dia 4/08/2008, esperando a chegada dos ventos do quadrante S, SE. Motoramos por 1:30 hs e já abrimos a genoa, mar um pouco mechido com ondas de 1,5 a 2,0 m.
O cardapio desta etapa foi rocambole de carne moida com palmito e queijo, muito pratico porque se pode comer frio.
O vento aumentou e rondou para S, logo estavamos em "asa de pombo" com a genoa 1 e 2 e mais o pau de spin. Assim foi mossa velejada com velocidade entre 7 e 8 nos vindo a rondar o vento novamente as 0:00 hs do dia seguinte para o quadrante E. Sibimos a vela grande e descemos a genoa2 e sem comprometer a velocidade velejamos até as 4:00 hs quando o vento ronda novamente para o quadrante NE fazendo nosso queroido serviçal o SEVERINO perder o leme e o barco aquartelou enroscando a genoa no stay de trivela e na driça da genaker. Depois de 45 min. de briga ardua entre os tres tripulantes contra o barco, mar, vento, vela, cabos e ondas, vencemos a batalha e conseguimos enrrolar a vela um pouco avariada. Motoramos por fim até as 11:30 hs quando chegamos no ancoradouro Sul de Abrolhos.
Desembarcamos na Ilha de Santa Bárbara, Arquipélago de Abrolhos, para conhecer o farol. A Marinha do Brasil, por meio de uma base da DHN, mantém a sinalização e a ordem nesta pequena parte do continente. O Cruzeiro Costa Leste detém de uma organização capaz de minimizar a burocracia de desembarque e fundeio no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. A Ilha Siriba é a única do parque em que pode haver o desembarque, lá existe uma grande quantidade de peixes coloridos, corais e caramujos, além de inúmeros pássaros como Atobás e Fragatas. Preservados do contato humano, as espécies marinhas são menos ariscos e permitem uma aproximação maior.
Na água, Abrolhos também surpreende, peixes de muitas cores e tamanhos estão por todas as partes e mais tartarugas golfinhos arraias e até tubarão do tipo limão. As baleias Jubarte nos meses entre julho e novembro, deixam a Antártica na busca de águas mais quentes para reproduzirem, e São mais de 3.000 indivíduos. Observado do topo da Ilha, da para ver ao redor de todo o arquipélago centenas de burrifos da respiração das baleias.
Todos os dias passados em Abrolhos, foram de maravilhosas investidas nas ilhas e mergulhos deslumbrantes, e para coroar nossa estadia foi feito um churrasco do CCL junto com o pessoal da ilha, regado de picanhas e até dois bodes selvagens pegos na ilha Santa Bárbara e cedido para nos.