quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Cardumes diversos.

Expedição de bote pelo arquipélago.

Nossas expedições de mergulho eram feitas sempre de bote e tivemos oportunidade de fazer vários mergulhos em diversos lugares e visualizar vários ambientes aquáticos com arraias Chita, tartarugas de Pente e verde, barracudas e diversos tipos de peixes de varias cores e tamanhos.

Tartaruga de Pente

Arraia Chita

Cardume de Dentões

Frade

A principal atração do arquipélago é o mergulho, nesta época a água não é totalmente clara como no verão, isto é uma característica de todo o litoral do nordeste, mas mesmo assim a visibilidade é razoável e podemos tirar algumas fotos. O vento soprava de sueste e a principal área de mergulho estava batida por causa das ondas que levantava sedimentos do fundo. Ficávamos a maior parte do tempo mergulhando e por causa da água ainda um pouco fria caiamos de roupa de neoprene.

Atobá literalmente pisando em ovos.

Ave jovem tentando voar


Nesta época a maioria já esta empenado tentando voar mas tem ainda alguns ovos e algumas aves jovens.

Passeio pela Ilha Siriba

Um dos passeios imperdíveis é pela ilha Siriba onde junto com um monitor do Ibama fazemos uma pequena trilha pela ilha para ver os ninhos dos Atobás .

Fim de tarde na praia sul da ilha de Santa Bárbara.

Foto 9254 As crianças que nascem embarcadas já nascem, de roupa deb tempo

Churrasco em Abrolhos, novo congestionamento de botes.

O único compromisso em Abrolhos é o churrasco do cruzeiro que é sempre tumultuado mas que desta vez superou muito, são mais ou menos 200 pessoas famintas e pouco espaço na churrasqueira, daí vem o desespero pela carne e impera a falta de educação, outra coisa é a quantidade de lixo deixado por alguns integrantes do cruzeiro na área do churrasco, é incrível como ainda tem gente com tais atitudes.

Velejando ao largo da costa

O mar estava tranqüilo sem muitas ondas e com isto tivemos uma boa singratura, chegamos em abrolhos as 15:00 hs de terça feira e ainda deu tempo para um banho de mar tão esperado pois até então estava muito frio e agora que diminuímos a latitude a tendência é esquentar cada vez mais.

Saindo de Vitória, Joana sentada na proa

Velejando para Abrolhos

Saímos de Vitória dia 02/08 as 10:30hs, e tivemos o prazer de receber novamente nossa antiga tripulante a Joana que embarcaria até Santo André. Novamente o regime dos ventos não ajudou e tivemos que motorar quase que todo o tempo ajudando com as velas quase sempre em uma orça bem forte com vento aparente entrando de 28 a 38 graus pela bochecha de boreste. Com uma tripulante a mais aliviou um pouco o trabalho no leme e os turnos, a navegação foi tranqüila e tivemos o privilegio de cruzar com um grande número de baleia que nesta época sobem para procriar.