quarta-feira, 14 de julho de 2010

Por do sol


Encima do Pão de Açúcar ficamos apreciando o por do Sol e as luzes da cidade acenderem, vale a perna contemplar tais maravilha quando se está com tempo.

Tuareg na poita do iate.

Vista do Iate Clube do Rio de Janeiro.

Alfredo e Camila no Pão de Açúcar.

Vista da praia de Copacabana.


Percebe-se a linha negra no céu, retrato da frente fria anunciada e que chega ao Rio com vento e chuva

Atual tripulação do Tuareg

Vista do Rio


Vista do Rio de Janeiro com detalhe da Marina da Gloria e do aeroporto do Santos Dumont, que é o único que conheço que podemos chegar para desembarcar de barco, lógico que não oficialmente mas através de um posto de combustível que fica entre ele e a marina.

Subindo no bondinho do Pão de Açúcar

Pelas ladeiras do Morro de Santa Teresa

Um caos total entre carro, ônibus, pessoas e bonde, passeio muito divertido não só pela parte turística mas também pela integração com os cariocas que utilizam do bonde como meio de transporte.

Na estação do bonde

No Tuareg


Estréia da churrasqueira nova que compramos a mais de 6 meses

Passamos os primeiros dias no Iate, reencontrando amigos e pusemos a conversa em dia com churrascos a bordo e rodadas de chop e caipirinha na varanda do clube e restaurante Convés, fizemos também os últimos ajustes do barco. Depois fomos fazer turismo andamos pelo centro, com a companhia da Camila uma carioca velha conhecida do mundo da vela que se prontificou para nos acompanhar, pegamos o bonde de Santa Teresa e fomos conhecer o Pão de Açúcar que fica bem ao lado do Iate.

Churrasco a bordo

Na varanda do clube

Amanhecendo no fundeio

Na poita do Iate Clube do Rio de Janeiro.


Desta vez não podemos ficar atracados no píer de concreto pois ele tinha sido destruído por uma ressaca no começo do ano, acabou por ser melhor ficar na bóia, o barco não fica batendo no píer e a estadia acaba ficando mais confortável, o desembarque pode ser feito nos botes do iate chamados de COCOROCAS que contatamos pelo canal 67 do VHF, mas como são muitos barcos e o tempo de espera pode chegar a uma hora, optamos por botar o bote na água. Não temos tempo para nada mas mesmo assim rola um estres em esperar uma hora para desembarcar, “deve ser uma herança da época em que morávamos em terra firme”.

Vista do Rio de quem chega pelo mar.

Entrando na Baia da Guanabara


O Iate Clube do Rio de Janeiro é um dos mais tradicionais do Brasil, com dependências perfeitas fomos muito bem recebidos. A organização do cruzeiro (ABVC), também foi primorosa possibilitando a realização do cruzeiro com todo conforto e segurança o que faz do Cruzeiro Internacional da Costa Leste cada vez mais procurado por navegadores brasileiros e estrangeiros.

Saíndo de Palmas para o Rio

Combinamos de partir a meia noite para chegarmos ao amanhecer. O visual de chegada no Rio com o nascer do sol é esplendoroso, a geografia realmente fez do Rio um lugar único, são montanhas, encostas e rochas que desenham no plano horizontal e no vertical um litoral cheio de recortes e remansos ideais para os que chegam do mar. O vento permaneceu fraco de três nos verdadeiros soprando de proa, o barco tinha um segmento de oito nos sendo um de maré. A noite não estava muito fria e assim fizemos turnos de duas horas e aproximadamente as 8:00 hs da manha estávamos entrando na Baia de Guanabara após termos vencido um percurso de mais ou menos 60 milhas.