domingo, 31 de outubro de 2010

Eu fazendo Boulder

Joana fazendo Boulder

Joana na Pedra do Pico

Escadas que leva ao cume do Morro do Pico.

Vila dos Remédios


Nem tudo em Noronha é praia, sai com a Joana para uma visita a vila dos Remédios e ao Forte Nossa Senhora dos Remédios bem perto da vila. Embora já com muitas intervenções, as ruínas da fortaleza ainda estão em boas condições, tendo sido usada por militares durante a segunda guerra mundial. Mas nossa meta não era a cidade e sim queríamos achar a trilha que sobe ao Morro do Pico, andamos um bocado por trilhas e praias até depois de muito perguntar encontrar uma pequena trilha sem indicação alguma, pois esta proibido o acesso, entramos e fomos subindo até a base das pedras que dão acesso ao cume. Uma escada de metal toda enferrujada e faltando boa parte dos degraus dava acesso ao cume para o pessoal da força aérea que dava manutenção a um farol aeronáutico que na época funcionava lá. Sem material de escalada e com a escada em péssimo estado não nos aventuramos muito somente alguns metros escada acima para fazer algumas fotos. A vista lá encima é incrível o mar azul e as encostas fazem um conjunto perfeito entre mar e pedra, morro e floresta, homem e natureza. Descemos e fizemos o caminho de volta ao porto pelas praias iniciando pela praia do Boldro passando pela praia da Conceição onde encontramos uma pedra boa para a pratica de Boulder, fizemos algumas investidas na pedra e depois seguimos nossa trilha até a praia do Cachorro.

Forte Nossa Senhora dos Remédios.

Baia dos Porcos

De bote pelo Arquipélago.


Saímos também de bote para alguns mergulhos nas costeiras entre o porto e a baia do Sancho, esta que também se pode chegar por terra descendo por uma escada incrustada na pedra dentro de uma fenda, um passeio muito bom também. Paramos o barco na Baia dos Porcos onde fica as ilhas dos Dois Irmãos pois era o limite da APA e não era permitido passar de bote, e fomos a pé por trilhas. As paisagens são incríveis e os mergulhos com uma transparência fora do comum, uma pena é que a vida embaixo da água esta cada vez mais escassa.

Por do sol no fundeio


Dividíamos nossos dias em Noronha entre passeios e por do sol, cada dia um espetáculo diferente visto de lugares diferentes. Elegíamos um lugar para visitar na ilha e saiamos logo cedo, fomos mergulhar na Baia do Sueste, um mergulho com tartarugas verdes e de pente e com tubarões limão e lixa que chagava a 2,5 metros de tamanho, fui eu a Joana e o Cassiano, nossas feições por de trás da mascara eram de medo misturado com uma tremenda satisfação por estar ali com toda aquela exuberância de vida e força.