segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Cartola


Na casa do Carlinhos, a Lúcia esposa de Nelson, fez uma CARTOLA, doce tipico nordestino feito com banana assada com queijo de manteiga, canela e açucar.

Praia do Sueste


Mergulho com tartarugas e tubarões limão.

As tetas de Noronha


O mergulho nas ilhas Dois Irmãos (Tetas), é muito especial, ainda mais sabendo que reside lá um martelo de quatro metros.

Pôr do sol no porto


Praia do Meio e Praia da Conceicão


Uma entre muitas vistas de Noronha.

Vista parte sueste da ilha


Atoba


Atalaia


Mergulho nas piscinas naturais da praia do Atalaia

Praia do Leão




Forte Nossa Senhora da Conceição.


Que este canhão não dispare em cima dos barcos.

Por do sol no Boldró


Expedições de bote


Um dos muitos mergulhos feitos por conta propria.

Ancorados em Noronha


Ancoradouro perto do porto, muitas lajes de pedra plana dificil de unhar a ancora.
No canto inferior da foto espaço montado para a festa de premiação da regata.

Terra a vista


Estavamos procurando Noronha a 20 milhas antes de chegar. Era um ponto no horizonte.

Adrenalina Pura


O catamarã Adrenalina Pura, fita azul da regata e recordista do percurso em 15 hs ultrapassa o Tuareg, não sei como estavamos andando bem!!!!

Primeira milha com destino a Noronha


Ja largamos atrás, mas velejador de ponta é assim, nem que seja a ponta de trás.

Concentração


A cidade inteira estava na largada da regata

Marco Zero, check in da Regata


A largada da regata foi no sábado as 13:00 hs de frente ao marco zero no canal do porto de Recife, fomos a primeira bateria a largar e em poucos minutos já deixamos a entrada do porto e pegamos mar aberto rumo 60 graus.
O percurso até Fernando de Noronha é de 300 milhas que foram feitas em 54:41:15 hs, o que nos deu sétimo lugar na classe aço. A velejada foi boa com vento de SE e mar com 2 metros de ondas entrando pelo costado, o vento em média de 10 nos não foi muito favorável, tinha momentos que caia muito o rendimento e o moral a bordo caia incrivelmente.
A tão esperada chegada na ilha foi muito tensa, já estava escuro e nosso GPS não tinha carta detalhada do local. Devagar nos aproximamos e entramos nas águas abrigadas da parte Norte , fizemos a linha de chegada e logo apoitamos na baia do porto.
Sem palavras para falar de Noronha, a ilha é maravilhosa e os 5 dias que passamos por lá foram divididos entre paisagens belíssimas e mergulhos fenomenais. Saiamos de manhã para voltar só no final da tarde, muita caipirinha e cerveja durante todo o tempo.
Tudo em Noronha é muito caro, pode-se dizer que um NORONHO corresponde a três reais. Além da taxa de permanência paga ao IBAMA muitos dos passeios e mergulhos nos são impostos guias pagos e caros. É claro que não entramos nesta fizemos nossos mergulhos com próprio bote, respeitando somente as áreas de preservação. Cada parte da ilha pode-se fazer um mergulho diferente com visuais distintos, mergulhamos com tartarugas, peixes de todos os tipos, arraias, lagostas e tubarões, as aves também dão show, muitas e de todos os tipos.Conhecemos quase a ilha toda, mas a vontade de ir embora não veio, queria ficar mais mas a regata Noronha Natal era nossa próxima escala.