domingo, 1 de agosto de 2010

Comandante na roda de leme

Passeio Ecológico

Com o intuito de divulgar na cidade o esporte a vela o clube e o cruzeiro, foi organizado um passeio que sairia do canal do iate e percorreria algumas milhas junto a praia e depois os barcos velejariam até o Arquipélago de Pacotes a 3 milhas voltando depois para o clube. O passeio foi ótimo com bom vento que chegou a 18 nos e um clima de regata entre os participantes. Velejamos muito bem com a vela mestra e a genaker navegando a 6 e 7 nos.

Noite com musica ao vivo

Festa da Paella no restaurante perto da piscina

Paella para 250 pessoas oferecida pelo Iate Clube de Vitória

Tem lugares em que não se quer ir embora, Vitória certamente é um deles, o povo capixaba é muito acolhedor e a cidade é belíssima. O Iate Clube nos recebe muito bem e não houve um único dia sem banda de musica ao vivo em um dos dois restaurantes dentro do clube. Perto existe a região chamada de “Triangulo das Bermudas” onde corre a fama que se um homem entrar sozinho sairá certamente acompanhado. Tem também um calçadão a beira mar que leva por belas paisagens até um Shoping Center para aqueles que desejam fazer compras.

Atracado no píer do Iate.

Neste ano, entre alguns participantes do cruzeiro, criou-se um mau estar porque os barcos maiores que são geralmente mais rápidos chegam primeiro e acabam pegando as melhores vaga. Chegamos, ancoramos perto da praia onde o calado é pequeno para a maioria dos veleiros e aguardamos todos os outros veleiros chegarem e desembarcarem, só então solicitamos a sala radio que atende por Foxtrot 23, uma vaga existente entre as lanchas dos sócios, por fim conseguimos a vaga e ficamos ligado na energia e com água em abundancia.

Fim da tarde já muito perto de Vitória

A caminho de Vitória.

Muitas baleias foram vistas neste percurso, mais do que no ultimo Costa Leste em 2008, elas passam as vezes a poucos metros do barco fazendo um show para nos.
Chegamos a Vitória já escuro as 18:30 hs, a entrada no porto a noite tem que ser feita com muito cuidado pois tem muita movimentação de navios e por serem muito iluminados se confundem com as luzes da cidade, na estrada de vitória passamos por dois canais portuários um do porto de Tubarão e o outro do porto de Vitória. O Iate Clube fica mais adentro da baia e para os barcos com muito calado tem que tomar cuidado com um banco de areia bem no meio do canal de entrada ao clube.

Saindo de Búzios

A saída de Búzios foi feita com todos os barcos da flotilha saindo juntos, zarpamos as 13:00 hs do dia 27 de julho para percorrer as 190 milhas com ventos fracos e ajuda do motos conseguindo assim uma média de 7 nos. O mar estava tranqüilo e foi assim que passamos o famoso Cabo São Tomé.

Vista do fundeio na maré baixa.

Na maré baixa.

Nossa estadia em Búzios não foi muito prolongada devido as condições de tempo e devido ao atraso no RJ. Não é o nosso caso mas muitos integrantes do cruzeiro tiram féria de um mês para viajar e neste caso geralmente coincide com a chegada do cruzeiro em Salvador.

Fila do churrasco

Como o churrasco demorou muito para ser servido o pessoal já estava faminto causando uma pequena fila em frente a churrasqueira.

Horário de café para alguns e open bar para outros

Congestionamento de botes

Saímos do Rio de Janeiro dia 23 de julho as 13,20 hs rumo a Búzios, com vento de travez de 20 nos com rajadas de 28, mas foi só passarmos a ilha do Pai e da Mãe que o vento caiu para 7 nos e tivemos que ajudar no motor até a chegada em por volta das 24 hs, mar bom e vento fraco o transtorno era só o barulho do motor.
O resto da flotilha foram chegando aos poucos e no dia 24 ao meio dia já estava previsto o segundo churrasco oficial do CCL. Com tantos barcos não poderia ser diferente, congestionamento de botes, uma confusão total na hora de embarcar e desembarcar.Nos velejadores também temos dificuldade com o excesso de veículos. Rsrsrsr.