segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Saída de Abrolhos em flotilha


De Abrolhos a Santo André ( Cabralia ).
Nos preparamos para zarpar as 17:00 hs do dia 6/08/2008, circulamos o farol de Abrolhos por E com rumo a Santo André em Santa Cruz de Cabralia. Com o farol pela popa, aproamos a Santo André em uma velejada extraordinária, que começou a 4,5 nos aumentando a 7,5 com ventos vindo de E NE e ondulações de mesma direção com altura de 1 a 2 metros e intervalos de 6 seg. nos atingia suavemente de boreste.
Com todo pano em cima, fomos em um único bordo até a entrada do estuário a 110 milhas náuticas percorridas em 17:30hs.
Santo André é sub distrito de Santa Cruz de Cabralia, unidos por balsa, é uma vila pacata com ruas de areia e um povo muito acolhedor com um jeito baiano de ser. Banhada por um estuário cheio de recortes e reentrâncias que desenham as praias e os manguezais ainda muito preservado dos malefícios humanos e preservado da força do mar por uma barreira de coral que acalma as ondas.
A subsistência do local vem da pesca e do turismo, o que nos facilitou muito na hora de comer um bom peixe e comprar uma bela lagosta para a próxima perna da viagem.
Um lugar que se deve conhecer em St. André e a fabrica de doce da “Lete” feitos de frutas da região de forma artesanal no fogão a lenha. Lá também, nos foi cedido a fonte de água doce para os banhos muitos valorizado para quem vem do mar.
No dia de partida deste paraíso, tivemos uma festa no restaurante “Gaivota” com um almoço abundante de bobó de camarão, moqueca de badejo e arroz de lula, coisa de outro mundo.

Nenhum comentário: