terça-feira, 16 de setembro de 2008

Com o Farol da Barra por bombordo


De Salvador a Maceió.


Após algumas semanas na Bahia de Todos os Santos, já estava na hora de zarpar novamente. Nossos planos eram fazer uma perna Salvador Mangue Seco e outra até Maceió, pegamos os Waypoints de entrada, olhamos a meteorologia que nos dizia ventos SE, E de 10 nos e ondas de 1 a 1,5 metros de E. Pois bem zarpamos as 9:15hs do dia 08/09/2008 com previsão de percurso de 24 hs cumprindo 136 milhas. O vento logo veio assim que viramos o Farol da Barra e foi aumentando para 18 a 20 nos, junto com as ondas que passaram de 3 metros pegando o barco no costado de boreste, uma boa velejada mas muito desconfortável.
Alcançamos o canal de entrada da barra de Mangue Seco as 9:00 hs do dia seguinte. Mas nossa tentativa de entrar foi inútil. A barra tem que ser investida lateralmente para desviar de bancos de areia que ficam na entrada e onde formam ondas enormes que passavam por cima do Tuareg como se ele fosse uma pequena prancha de surf. Após tomarmos quatro destas ondas e quase botarmos o mastro na água, abortamos a entrada.
Já cansados e com a moral baixa pela tentativa frustrada, fomos nos abrigar em uma base da Petrobrás 10 milhas depois de Aracajú. É preciso pedir licença para apoitar em um remanso existente entre o píer de atracação de navios e o quebra mar de pedras, mas vale a pena pois caso contrario seria mais 24 hs no mar até Maceió.
Na manha seguinte fizemos outra tentativa frustrada de entrar na barra de Aracajú, que também estava fechada devido as ondas, e decidimos por fim rumar para Maceió.
Saímos da barra de Aracajú as 12:45 hs do dia 10?09/2008 com ventos ainda fortes e muita onda, nada diferente do que havia sido a outra perna, somente com a presença de alguns pirajas que incomodaram um pouco. O trajeto de 112 milhas foi vencido em um único bordo e velocidade que variava entre de 5 a 7,5 nos.
A aterragem em Maceió é muito tranqüila até soltar ferro, depois para desembarcar na praia são outros quinhentos. Perto do porto existe um canal que passa por favelas e desemboca no mar, ali, bem do lado onde temos que botar o pé na água para sair do bote, simplesmente horrível. A praia em frente a Federação de Vela e Motos Alagoana, é simplesmente um lixão a céu aberto, uma primeira impressão tão ruim de uma capital que até tem suas belezas, mas que trata muito mau do seu meio ambiente.
Fizemos alguns passeios por Maceió fomos a praias mais limpas mas não foi possível agüentar por muito tempo aquele esgoto, já é hora de sair e nosso próximo destino será Maragogi.

Nenhum comentário: