terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Cabedelo Jacaré


Nesta época do ano venta muito forte, em média 20 nos constantes vindo de S SW, isto significa dificuldades para rumar para o Sul com destino a João Pessoa.
Decidimos partir de madrugada quando o vento é um pouco mais fraco e assim poderíamos chegar durante o dia, mas nem tudo saiu como planejado. Os ventos justamente no dia em que saímos aumentaram chegando nas rajadas a 40 nos, tínhamos um percurso de 85 milhas, que foram vencidos com muito esforço em 20 horas, muita água em cima do barco a todo tempo e em alguns momentos nossa singradura não passava de 2 nos. Teve momento em que fui dormir vendo uma estação eólica de energia por boreste e quando acordei depois de 3 horas a estação continuava no mesmo lugar, dava uma baixa na moral absurda porque víamos a previsão de chegada cada vez mais distante e o barco sendo surrado pelo mar constantemente. Se já não tivéssemos andado 30 milhas teríamos voltado, e saído em uma outra data mas foi decidido prosseguir e acabamos chegando em João pessoa de noite procurando o balizamento de entrada do canal do porto entre as milhares de luzes da cidade.
Paramos em uma marina em Cabedelo Jacaré, a algumas milhas adentro do Rio Paraíba. Ao lado do píer existem alguns bares que todos os dias fazem uma homenagem ao por do sol , que acontece na margem em frente do rio, tocando o Bolero de Ravel em um saxofone a bordo de uma canoa. Fica cheio de gente e depois do por do sol algumas bandas de forró anima até as 9 ou 10 hs da noite.
Alugamos um carro para conhecer as praias da região e saímos em caravana rumo ao Norte e depois rumo ao Sul.
Depois de alguns dias fazendo turismo, chegou o momento de decidir o que fazer após estudar as condições de mar, vento e correntes para esta época do ano, resolvemos deixar o barco atracado no píer até janeiro quando todas as condições climáticas estarão a nosso favor. Aquele vento que hoje é de S SW vira para NE E facilitando muito a navegada rumo ao Sul do pais, alem de termos águas mais claras e um tempo maior para curtir as delicias que nos esperam na viagem de volta.
Enfim é hora de voltar a São Paulo cuidar de algumas pendências da vida em terra, mas em janeiro estaremos de volta para continuar nossa viagem.
Até Mais.

Nenhum comentário: